Durante os seis dias de São João no Parque Anauá 2025, considerado um dos maiores eventos juninos já realizados em Roraima, a Polícia Civil registrou apenas quatro ocorrências, resultado do forte esquema de segurança coordenado pelo Governo do Estado. A festa, que reuniu milhares de pessoas, contou com atrações culturais, shows de artistas locais e nacionais, ficou marcada pela tranquilidade, mesmo com o intenso fluxo de público.
A Polícia Civil atuou com um efetivo de 50 servidores, entre delegados, agentes, escrivães e integrantes do GRT (Grupo de Resposta Tática), em regime especial. A atuação foi dividida em duas frentes: uma base operacional no próprio Parque Anauá, onde o GRT e policiais civis de outras unidades atuaram diretamente no apoio tático e ostensivo, e uma base fixa no 1º DP (Distrito Policial), que funcionou com atendimento ininterrupto das 19h às 7h. Todas as ocorrências registradas dentro do Parque ou nas áreas adjacentes foram encaminhadas a essa unidade pelas demais forças de segurança.
O trabalho foi realizado com base em um planejamento estratégico, que contou com a integração entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Guarda Civil Municipal e Departamento Estadual de Trânsito.
Nos primeiros dias do evento, foram registradas duas ocorrências, sendo uma briga dentro do Parque, que resultou em lesão corporal leve e condução do envolvido ao 1º Distrito Policial, e o extravio de um aparelho celular. Já nos dias seguintes, a Polícia Civil lavrou um Auto de Prisão em Flagrante por receptação de veículo furtado e um Boletim de Ocorrência Circunstanciado contra um adolescente que pilotava uma motocicleta sem habilitação, colocando em risco os pedestres.
Segundo a delegada Simone Arruda, diretora interina do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, o sucesso do evento foi reflexo da atuação integrada das forças de segurança e do comprometimento de todos os profissionais envolvidos.
“O Governo do Estado de Roraima realizou nesta última semana o maior arraial já produzido no Estado, reunindo milhares de pessoas em uma festa marcada por cultura, tradição e muita animação. Mas o verdadeiro brilho desse evento também esteve nos bastidores, onde a Secretaria de Segurança Pública atuou com excelência para garantir tranquilidade a todos os presentes”, destacou a delegada.
Ela também ressaltou o papel da Polícia Civil nas ações preventivas e na resposta rápida às ocorrências.
“Com planejamento estratégico e presença ativa, demonstramos competência e compromisso. Lavramos apenas um flagrante por receptação de veículo e um boletim contra um adolescente que circulava em alta velocidade com uma moto. Esse evento demonstrou que é possível fazer cultura com segurança”, completou.
Para o delegado-geral em exercício, Luciano Silvestre, o resultado positivo da operação reforça a importância do investimento contínuo na segurança pública.
“O São João no Parque Anauá comprovou que, quando há integração, planejamento e presença efetiva, é possível realizar grandes eventos com ordem e segurança. O papel da Polícia Civil foi essencial, e essa atuação é fruto do compromisso da Instituição com a sociedade roraimense”, afirmou
A FESTA
Realizado desde 1991, o São João no Parque Anauá é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Neste ano, a festa aconteceu em parceria e com recursos do Ministério do Turismo, que também incluiu o evento no calendário nacional de festas.
O Concurso Estadual de Quadrilhas reuniu 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.