Faperr amplia parcerias na pesquisa e inovação com visita de fundação do Ceará

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) recebeu nesta quarta-feira, 15, a visita do professor Ernani Andrade Leite, presidente da Faifce (Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal do Ceará), e da professora Márcia Abrahão e Silva Brandão, diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista.

A visita ocorreu durante uma ação da Faifce como fundação de apoio, em parceria com a UFCE (Universidade Federal do Ceará), o IFCE (Instituto Federal do Ceará) e a Uece (Universidade Estadual do Ceará), voltada à divulgação do curso “Operacionalização de Projetos no Âmbito das Fundações de Apoio: Teoria e Prática”, ministrado pela procuradora da Universidade Estadual do Ceará.

Durante o encontro, foram discutidas novas possibilidades de cooperação entre as instituições, com foco no fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em Roraima, além de ações conjuntas voltadas à capacitação e ao intercâmbio de boas práticas em gestão de projetos.

O presidente da Faifce, professor Ernani Leite, destacou a importância do diálogo entre as fundações e instituições de ensino para o avanço da pesquisa na região.

“Estamos aqui em Boa Vista trazendo um curso que trata da operacionalização de projetos com a intervenção de fundações de apoio. Como somos a fundação do Instituto Federal do Ceará, trouxemos essa capacitação também para os pesquisadores do IFRR, da UERR e da UFRR. Aproveitamos a oportunidade para estreitar o relacionamento com a Faperr e discutir parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em Roraima”, afirmou.

“Temos boas experiências no IFCE (Instituto Federal do Ceará), como o Polo Embrapii e a incubadora municipal, e queremos compartilhar esse conhecimento para que possamos, juntos, transformar essas conversas em ações concretas e fortalecer o ecossistema de inovação do Estado”, completou.

A professora Márcia Abrahão e Silva Brandão também ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento institucional e a troca de experiências.

“Estamos participando dessa ação da Faifce como fundação de apoio, em parceria com a Universidade Federal, o Instituto Federal e a Universidade Estadual do Ceará. O curso busca compartilhar boas práticas sobre a operacionalização de projetos e divulgar as ações e cursos da Faifce”, explicou.

“Nosso objetivo é buscar futuras parcerias, fortalecer as instituições e o ecossistema de inovação, sempre com foco no empreendedorismo e na boa gestão dos projetos de pesquisa”, destacou.